Dispensários eletrônicos – Importante estratégia para prevenção de erros

Dispensários eletrônicos

Uma importante estratégia para prevenção de erros

Os dispensários eletrônicos são equipamentos de automação que permitem o controle e a organização de medicamentos e materiais, propiciando garantia de segurança na administração dos medicamentos.

Garantem mais segurança aos pacientes na Sala de Recuperação. Controlam, armazenam e organizam medicamentos e materiais médicos, que são acessados exclusivamente, com o uso de leitor de código de barras, por funcionários autorizados.

Quando utilizados na Farmácia servem para abastecer; um processo que normalmente é realizado uma ou duas vezes por semana. Já quando utilizados na área de enfermagem; permitem a retirada conforme a necessidade do paciente ou conforme prescrição médica.

O equipamento é uma inovação que vem para substituir o antigo e obsoleto sistema coletivo de dispensação de medicamentos, no qual muitas pessoas tem acesso a esses produtos e corriqueiramente produz descontrole, perdas excessivas e custo desnecessário.

Desafios da tecnologia hospitalar

Muitos hospitais buscam atualmente melhorar seus processos de controle aprimorando a segurança e qualidade de atendimento ao paciente.

Estas preocupações são decorrentes diretamente do aumento de reclamações e a facilidade com que seus clientes compartilham conteúdo de opinião na mídia; fatores que podem impactar e influenciar a percepção quanto a sua marca.

Outro fator relevante entre as preocupações, está o controle de custos operacionais e a busca continua pelo equilíbrio entre um atendimento de qualidade produzido com baixo custo operacional.

Tornam-se necessárias a redução de desperdício, rastreabilidade de consumo e a produção de relatórios gerencias; técnicas importantes para melhoria destes processos.

Estratégia tecnológica hospitalares

Existem fortes evidências de que a utilização de tecnologias são estratégias importantes para prevenção de erros relacionados a medicamentos e o uso de dispensários eletrônicos é cada vez mais frequente nas organizações de saúde.

A dispensação apropriada, oportuna e precisa encontra-se bem estabelecida como uma responsabilidade farmacêutica e a automação tem se desenvolvido para facilitar o cumprimento dessas responsabilidades, expandir o sistema de distribuição e melhorar a eficiência desse processo.

Essa mudança no modelo de distribuição altera a forma de trabalho das equipes de saúde.

Os equipamentos disponibilizados pela Sisnacmed possibilitam um dos mais importantes aprimoramentos de segurança das últimas décadas, a utilização de interface com todos os ERP’s / HIS, integração de software através de protocolo HL7, OBDC ou Web Service. Integrando a prescrição médica de tal forma que o dispensário eletrônico somente irá liberar o medicamento após prescrição médica e revisão farmacêutica.

Uma referência entre estes equipamentos é o Supply Point, que utiliza software de controle de inventário de forma remota, onde medicamentos e materiais médicos podem ser rastreados por lote e validade, além de produzir relatórios de acesso dos utilizadores e de consumo.

Resultados práticos do dispensário eletrônico

Portanto, na rotina prática, os dispensários eletrônicos influenciam na segurança dos pacientes?

Entre as vantagens citadas por grupos em estudos clínicos, pode-se observar, maior praticidade, redução da necessidade de deslocamento até as farmácias das unidades, tendo como consequência uma maior disponibilidade dos profissionais para se dedicarem aos pacientes.

Em resumo, seu uso pode propiciar otimização do tempo de administração dos medicamentos, por facilitar o acesso pela equipe de enfermagem, além de reduzir custos e erros relacionados à dispensação.

A Sisnacmed pode auxiliar a sua empresa no planejamento, aquisição e utilização desta tecnologia, clique aqui e solicite contato com nossa equipe de profissionais, venha falar conosco!

MENU

PRODUTOS

Rolar para cima