Fale conosco

Porque Investir em Automação Hospitalar

Atualizado em: 11/04/2024
Tempo de leitura: 6 min
Sumário

A automação hospitalar, um fenômeno que garante diversas vantagens às instituições, aos pacientes e aos colaboradores. Automação hospitalar é um investimento que tange aumentar a produtividade e a rentabilidade da instituição de saúde.

Com o uso da tecnologia, além de reduzir custos, irá economizar tempo e diminuir a quantidade de erros, uma vez que há menos interferências humanas nos processos.

Também conhecida como transformação digital, ela agiliza a forma como rotinas são executadas, ao transferir grande parte das rotinas que eram realizadas manualmente para lógicas computacionais.

Automação é constituída da integração de aplicativos, hardware, software e, eventualmente, de outros dispositivos mecanizados que permitem reestruturar recursos de trabalho em toda a organização.

Automação hospitalar é a implantação de tecnologia aos processos de uma instituição que cuida da internação e dos tratamentos de pacientes.

Também é preciso avaliar quais são as rotinas que serão automatizadas. Afinal, inúmeras tarefas são passíveis de automação, desde o momento em que um paciente dá entrada na instituição até a hora em que recebe alta hospitalar.

É possível automatizar até tarefas relacionadas ao core business. Assim, como a quantidade de trabalho manual diminui, os funcionários podem ter mais tempo para se dedicar ao que realmente mais importa – Atenção assistencial aos pacientes.

  1. Atendimento ao cliente de forma ágil e segura

As instituições de saúde são um modelo de negócio em que o serviço prestado à população é a manutenção/recuperação da saúde, onde o cliente é sempre o mais importante, ele se figura neste cenário como paciente, que necessita de atenção e cuidados bem maiores. A automação minimiza problemas com erros na identificação de pacientes e falhas de processos médicos. Aumentando a segurança e a qualidade do atendimento.

Além disso a chance de falha por parte das equipes assistenciais é reduzida, assim é possível a implementação de um atendimento com menores consequências adversas e mais preciso.

  1. Maior segurança na administração de medicamentos

A implantação de dispensários eletrônicos para materiais e medicamentos, (Supply Point e Medlocker) tende a demonstrar uma diminuição no consumo e devoluções de medicamentos e materiais, onde deverá haver uma interface entre os dispensários eletrônicos e o sistema informatizado do hospital (ERP) e, com isso, as suspensões de medicamentos de uma prescrição ou a alta hospitalar, são integradas em tempo real e geridas pelo dispensário eletrônico, além disso, a dispensação de medicamentos prescritos como “se necessário - agora – a critério médico” ocorre dispensação se houver necessidade do uso pelo cliente, contribuindo inclusive com a segurança.

O tempo em que a enfermagem está envolvida com questões burocráticas relacionadas a materiais e medicamentos interfere diretamente no tempo disponível para o cuidado direto com o cliente.

Os dispensários eletrônicos, conhecidos como ponto de estoque avançados, é uma tecnologia em saúde, com potencial para redução de erros de medicação, seus diversos benefícios têm sido mensurados e envolvem significativamente o aumento da segurança do cliente, incluindo a eficiência de dispensação unitária de medicamentos (Medicamento prescrito vs Medicamento Dispensado – Dose – Apresentação – Via – Horário – Quantidade...) além com monitoramento de movimentação do estoque, maior acuracidade e aumentando a rastreabilidade, redução de inventários, desvio de medicamentos e aumento do retorno financeiro.

Dispensários eletrônicos são implantados em unidades hospitalares com a expectativa de aumentar a eficiência de trabalho de recursos humanos e aumentar a qualidade das rotinas/fluxos e segurança de dispensação de medicamentos e redução de custos.

  1. Redução de Custos

Uma instituição eficiente, sem dúvidas, aumenta seu lucro, ainda mais depois de uma restruturação dos gastos, isso porque, além de solucionar os principais problemas de desperdícios em hospitais, a automação é capaz de reduzir os custos gastos considerados básicos na gestão.

Apesar de o investimento inicial, em um curto prazo a implantação dessa tecnologia vai conseguir demonstrar resultados muito satisfatórios.

Redução da necessidade de trabalhos manuais, a instituição pode reorganizar, setorizar seu quadro de colaboradores, reduzir estoques imobilizados, reduzir espaço físico, reduzir os deslocamentos dos profissionais dentro da instituição. Pois se torna mais fácil e ágil identificar eventuais desperdícios e sana-los.

Profissionais focados em assistência ao cliente, otimizando o tempo de locomoção, espera-se no caso da enfermagem, realização de logística, inventários, deslocamentos, lançamentos em conta, baixa de estoque, no caso de farmacêutico (a), tendo maior disponibilidade para a atividades da farmácia clínica, contribuindo com o corpo clínico e equipe de enfermagem para a segurança dos clientes, refletindo no aumento da qualidade do atendimento, bem como, a percepção de qualidade e satisfação por parte dos clientes, cada profissional utilizando sua carga horária diária, focado(a) na recuperação da saúde.

  1. Acesso ágil de itens necessários

Para as situações normais ou de emergência, a administração de produtos e de medicamentos de forma rápida e segura é imprescindível para a segurança e para recuperação de sua saúde, por meio de dispensários eletrônicos (pontos avançados de estoque), disponibilidade próximo ao cliente, com dispensação segura / controlada / monitorada, conforme a prescrição médica, é possível ter acesso dos medicamentos e utilização dos produtos de saúde com maior precisão e agilidade.

Sabemos que a disponibilidade de mão de obra é sempre um gargalo em qualquer área de saúde, com a automação ocorrendo melhor gerenciamento dos profissionais, fazendo com que passem maior tempo dedicados aos cuidados médicos, com certeza será possível observar que o volume de ações realizadas será maior, evidenciando pela atenção e qualidade nos atendimentos prestados.

  1. Satisfação dos pacientes

Algumas pessoas podem pensar que a automação hospitalar, os equipamentos irão substituir os profissionais, na verdade, o efeito é justamente o contrário.

Com a implementação de equipamentos como dispensários eletrônicos (Supply Point e Medlocker) com segurança no armazenamento e dispensação unitária por horário, agilidade no tempo que é prescrito o medicamento versus o tempo de administração a equipe assistencial evita desperdiçar o seu tempo com a burocracia e dedica-lo junto ao paciente.

  1. Como escolher parceiros para a automação

A automação hospitalar traz inúmeros benefícios para a instituição.

O investimento realizado retorna em um curto/médio prazo e proporciona melhoria de qualidade das diversas rotinas que são parte do dia a dia dentro de um hospital.

Com a implantação de automação, com certeza tem seus benefícios econômicos, mas o foco principal de todas instituições de saúde é atender, cuidar, recuperar e proporcionar a satisfação dos pacientes.

Quando for escolher seu fornecedor, conheça-o, procure referências, avalie, busque conhecimento do software, dos especialistas e também coloque suas necessidades particulares de qualidade e segurança e busque o que entreguem um serviço humanizado de qualidade com um bom custo benefício.

Procurar empresas que possuem expertise em integração, detentoras de softwares / barramentos próprios, e parceiros homologados com os principais softwares do mercado, exemplos: MV, Tasy, TOTVS, SAP, SMART, entre outros.

A SisnacMed é um exemplo de uma empresa com mais de 30 anos no mercado, que otimiza o seu processo, com conhecimento de automação, desde a entrada dos medicamentos e produtos de saúde até sua administração no beira leito, completando todo o circuito medicamentoso, proporcionando um experiencia única, com segurança e satisfação para todos os profissionais envolvidos no processo conseguindo o objetivo central a satisfação do cliente.

Quando pensar em automação hospitalar, entre em contato com a SisnacMed, converse com um de nossos consultores e se surpreenda como podemos ajudar a melhorar o processo do circuito medicamentoso.

SisnacMed: (11) 2144-0808 [email protected]

Referências Bibliográficas

blog.intelectah.com.br/automacao-hospitalar-conheca-os-beneficios-para-a-area-da-saude

arkemeds.com2017 automação hospitalar

www.biti9.com.br

blogsaude.volkdobrasil.com.br

sisnacmed.com.br

Equipe Sisnacmed

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos

O papel dos dispensários eletrônicos, na colaboração dos profissionais essenciais
Desde o início da pandemia, o mundo depende fortemente de trabalhadores essenciais para nos levar […]
Leia mais
Translate »
crossmenu