Automação hospitalar: o “Santo Graal” da gestão de medicamentos

Como a automação hospitalar pode viabilizar o upgrade que a gestão de medicamentos do seu hospital já não pode mais esperar

Um grande desafio para os hospitais está em aumentar a eficiência e a segurança em seus processos relacionados à gestão de medicamentos. Além de ocupar o centro de polêmicas relacionadas a erros hospitalares, a cadeia representa um dos maiores custos e também uma das maiores oportunidades do cenário interno para a sustentabilidade financeira das instituições.

Não é por acaso que gestores procuram avaliar qual é o melhor modelo de gestão a ser adotado, quais os custos, retorno e riscos associados à decisão, que também possui elevada complexidade de natureza operacional.

Antiga aliada do controle e da produtividade, a automação mostra-se também como uma via para o upgrade que a logística hospitalar necessita.

Nesse post mostraremos como ela contribui para transformar rotinas manuais expostas ao erro humano em processos enxutos, inteligentes e escaláveis.

 

Automação hospitalar e a unitarização de medicamentos

automação hospitalar

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil desperdiça cerca de R$ 4 bilhões por ano em medicamentos. Considerando-se as aquisições no varejo, por hospitais e pelo poder público, a cifra representa 20% do total.

Apesar da variedade de fatores que ocasionam a perda, atribui-se grande responsabilidade às ocasionadas pela abertura de embalagens cujas doses não são utilizadas em sua totalidade.

Assim, a unitarização de doses em hospitais é uma atividade considerada de suma importância para o uso racional de medicamentos. Ao fracioná-los, evita-se o desperdício, pois o estoque circulante é reduzido e o controle, centralizado, torna-se muito maior.

Além disso, ampolas e blisters não contam com a diferenciação visual que as farmácias necessitam para o uso seguro dentro dos hospitais, o que introduz uma questão muito séria a respeito de riscos na administração.

O procedimento, que consiste basicamente no fracionamento dos fármacos em doses unitárias – como o próprio nome diz-, requer que os dados de identificação e qualidade estejam igualmente presentes nas frações.

É nessa etapa também que o medicamento recebe uma identificação interna do hospital, resgatando informações do fabricante e inserindo informações adicionais para melhor identificação, rastreabilidade e segurança em sua administração.

A atividade, contudo, pode representar um consumo exorbitante de mão-de-obra e ainda introduzir riscos por manuseio inadequado dos fármacos e informações se não estiver amparado por um bom sistema de apoio e equipamentos adequados.

 

Como agregar segurança e eficiência na unitarização?

Pensando nisso, a SisnacMed oferece soluções altamente adaptadas que agregam elevada produtividade e segurança em todos os processos que envolvem a unitarização de medicamentos.

Confira:

Corta Blister Cobi

Desenvolvido para máxima produtividade na unitarização de comprimidos.
Corta uma infinidade de tipos de blisters, sendo todo o ajuste realizado via software, sem a necessidade de setup físico.

Produtividade: individualiza até 1.200 comprimidos/hora (com precisão e sem perdas).

Saiba mais: https://sisnacmed.com.br/unitarizadora-corta-blister/

 

Repeater Pump: solução para transferência de líquidos

bomba peristáltica repeater pump

Repeater Pump é uma bomba peristáltica que facilita a preparação repetitiva de doses, reconstituições de liofilizados e outras aplicações. Sua tecnologia permite transferir qualquer líquido com precisão e em velocidades diferentes.

Otimiza a produção de líquidos fracionados com excelente precisão e rendimento. Em modo de operação automático, dispensa o pressionamento repetido do botão start/stop.

Saiba mais: https://sisnacmed.com.br/repeater-pump-bomba-peristaltica/

 

Uniflag: unitarização de ampola e frasco-ampola

unitarizadora de frascos UNIFLAG

Em dispensação hospitalar, é imperativo que a identificação completa seja realizada na embalagem primária. Manter o controle sobre lote e validade ao longo da distribuição é problemático para essas formas farmacêuticas, em que a visibilidade é reduzida e cujos fabricantes não fornecem, em sua maioria, requisitos mínimos para tal tipo de controle.

A Uniflag resolve o problema através de uma reetiquetagem eficiente, completa e precisa. Etiquetas com informações previamente configuradas são aderidas através de um processo extremamente ágil e simples, que o torna escalável.

A liberação dos frascos é imediata, possibilitando que as unidades retornem às embalagens originais ou kits personalizados para dispensação.

As etiquetas comportam código de barras linear ou Datamatrix (bidimensional), facilmente configurável via software de edição.

Produtividade: até 2.100 unidades/hora

Saiba mais: https://sisnacmed.com.br/uniflag/

 

Doseprint: unitarização universal

unitarizadora DOSEPRINT

Trata-se de um equipamento compacto e extramente versátil para unitarização de múltiplas formas farmacêuticas: comprimidos, drágeas, cápsulas, ampolas e frasco-ampolas.
Basta inserir o medicamento, que o equipamento se encarrega de imprimir e selar a embalagem.

Sua embalagem final não só permite a identificação clara e objetiva das informações básicas do medicamento, como também acaba sendo uma rica interface de comunicação entre farmácia e enfermagem.

Saiba mais: https://sisnacmed.com.br/dose-print/

 

TotalPack: solução completa para unitarização e produção de kits

 

TotalPack é o que há de mais moderno, completo e produtivo em termos de unitarização. Fraciona as diferentes formas farmacêuticas e as embala individualmente ou na forma de kits, para dispensação por paciente.

Em modo automático, elimina a necessidade de presença constante do operador em todo o ciclo.

Aparelho equipado com sensores exclusivos que eliminam a necessidade de diversos ajustes manuais, e também “dores de cabeça” que possam dificultar uma operação mais fluida.
Software e equipamento projetados para uma excelente usabilidade.

Disponível em versões com alimentação automática de ampolas e alimentador automático de blisters.

Produtividade: 2.500 unidades/hora

Saiba mais: https://sisnacmed.com.br/totalpack/

 

dispensário eletrônico de medicamentos Supply PointArmazenamento e dispensação: fechando o ciclo virtuoso da eficiência hospitalar

Agora que você já viu como pode conduzir o upgrade do processo de unitarização, talvez possa se interessar também por formas de se evitar extravios e a falta de eficiência na dispensação.

Oferecemos uma linha de armários e dispensários eletrônicos com alta tecnologia embarcada. Possibilitam controle de retiradas em tempo real e registro unificado que permitem consultas rápidas e precisas em relação aos estoques.

Já imaginou como informações de qualidade, atualização constante dos custos por item, determinação automática dos níveis mínimo, máximo e de segurança, e custos de falta podem impactar na compra de medicamentos?

 

Confira nossa linha de armários e dispensários eletrônicos: https://sisnacmed.com.br/category/dispensacao-de-medicamentos/

 

 

 

 

Pensou em automação hospitalar? Deseja ver seu hospital entregando segurança para o paciente com economia e sustentabilidade?

Fale com a nossa equipe, nossos especialistas terão prazer em ajudá-lo a encontrar a melhor solução para a realidade do seu hospital.[:]

Venha conversar conosco

MENU

PRODUTOS

Rolar para cima