DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM FARMÁCIA HOSPITALAR: SOMOS ESPECIALISTAS E PODEMOS TE AJUDAR!

Sabemos que uma farmácia hospitalar bem estruturada resolve grande parte dos problemas logísticos, administrativos e financeiros de um hospital.

Seu gerenciamento, entretanto, é cercado de desafios que impõem ao farmacêutico e à administração hospitalar lida com um grande volume de informações em um ambiente altamente complexo, regulamentado e sob constante pressão por redução de custos.

A dispensação de medicamentos em farmácia hospitalar exemplifica muito bem essa problemática, pois engloba recursos, tecnologia, processos e pessoas que precisam trabalhar em estreita harmonia para uma performance minimamente aceitável.

A Sisnacmed tem ajudado diversas instituições hospitalares a superar o paradoxo da “eficiência com qualidade e segurança” através de soluções inovadoras que agregam elevado valor em economia e eficiência para o dia-a-dia da farmácia hospitalar.

Farmácia hospitalar

Dispensação de medicamentos em farmácia hospitalar

Erros na administração de medicamentos em hospitais são frequentes, podem trazer consequências desastrosas e são fortemente relacionados com as condições de organização e funcionamento da farmácia hospitalar. O sistema de dispensação de medicamentos adotado num hospital, por exemplo, determina (por si) o grau de participação ativa do farmacêutico junto ao processo.

A razão de ser da dispensação está em analisar a prescrição, (corrigir eventuais problemas) garantir que o paciente receba o tratamento correto e adequado. É, portanto, um ato privativo do farmacêutico que representa uma das últimas oportunidades de correção de eventuais erros na terapia medicamentosa.

A dispensação de medicamentos por dose unitária é considerada o método mais seguro e racional até o momento.

De modo resumido, nele a prescrição do médico é encaminhada à farmácia pela enfermagem. Na farmácia, é realizada a triagem, análise da prescrição, elaboração do perfil farmacoterapêutico e a preparação das doses unitárias, que são encaminhadas para a enfermagem já nas doses e formas prontas para administração.

São, portanto, vantagens atribuídas a esse sistema:

– Redução da incidência de erros de administração de medicamentos;

Identificação do medicamento até o momento da sua administração, sem necessidade de transferências e cálculos;

Redução de tempo dispendido pelo pessoal de enfermagem nas medicações;

Diminuição de estoques periféricos, e consequente redução de perdas;

– Otimização do processo de devolução;

– Auxílio no controle de infecção hospitalar, devido ao preparo das doses em ambientes reservados;

Faturamento mais preciso do consumo de medicamentos (por paciente);

– Maior segurança para o médico em relação ao cumprimento das prescrições;

– Participação efetiva do farmacêutico na definição da terapia medicamentosa;

Eliminação de erros de transcrição de receitas;

– Grande adaptabilidade a sistemas informatizados.

Como realizar a unitarização de forma segura e eficiente?

Para tornar a rotina do preparo das doses unitárias viável e eficiente, existem diversas opções, fortemente adaptadas às condições de cada farmácia.

Soluções integradas, como a TotalPack, realizam a unitarização e produção de kits individualizados a partir de quaisquer formas farmacêuticas: comprimidos, drágeas, cápsulas, ampolas, frasco-ampolas e frascos.

O equipamento possui integração com os principais ERP’s e produz até 2.500 unidades/hora, gerando segurança e grande economia de tempo na unitarização e montagem dos kits.

 

Conheça: Soluções SisnacMed para unitarização de medicamentos

 

Armazenagem segura, distribuição controlada

A performance de gestão de suprimentos em farmácia hospitalar atinge diretamente o custo dos estoques e a disponibilidade de itens, críticos para a prestação dos serviços de saúde.

Todo item possui uma importância única, de modo que a variedade de itens de estoque é sempre alta, assim como a tendência à maximização da disponibilidade ao invés da busca pela redução de custo de estoques.

Perdas por furto e vencimento são as mais comuns e representam uma ameaça ao uso racional destes recursos. Estoques satélites merecem atenção redobrada, pois seu controle é dificultoso na ausência de tecnologias adequadas.

 

 

Controle de retiradas em tempo real e registro unificado que permita consultas rápidas e precisas em relação aos estoques são fundamentais para uma gestão eficiente em farmácia hospitalar. Informações de qualidade permitem a atualização constante dos custos por item, determinação dos níveis mínimo, máximo e de segurança, e custos de falta.

A Sisnacmed oferece uma linha completa de equipamentos para o armazenamento correto e uma distribuição de medicamentos segura e eficaz.

 

Dispensário eletrônicoArmários inteligentes e dispensários eletrônicos como o Medlocker oferecem controle de acesso por usuário e trabalham integrados aos principais ERP’s, informando em tempo real o sistema em relação às movimentações.

São dotados de software de gerenciamento e permitem controle de inventário e relatórios, gerando informações de qualidade para tomadas de decisão na logística de medicamentos.

 

Principais características:

– Controle de acesso via biometria e código de barras;

– Possibilita criação de regras por perfil de usuário;

Registro fotográfico de acesso ao equipamento;

– Fechaduras magnéticas garantem o acesso somente a pessoas autorizadas.

 

Conheça: Soluções SisnacMed para armazenamento e dispensação

 

OPME: cuidado especial

 

Órteses, Próteses e Materiais Especiais representam um grande avanço na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Sua gestão, no entanto, demanda segurança e racionalidade, por se tratar de uma classe de materiais com grande diversidade e custos elevados.

Requisitos como segurança do paciente, eficiência operacional, confiabilidade e eliminação de riscos de glosas e atrasos no faturamento são primordiais.

Armários inteligentes como o GTCabinet são projetados para corresponder a esse tipo de desafio. Controlam em tempo real toda operação de consumo por produto e por paciente em estoques satélites, automatizando a comunicação entre disponibilidade e fornecimento.

São dotados de tecnologia RFID, que realiza a identificação por meio de ondas de rádio, tornando a conferência e rastreabilidade ao longo da cadeia muito mais simples e eficiente.

Características do GTCabinet:

Controle de acesso via login e senha, cartão magnético, cartão RFID ou biometria;

– Interface com ERP’s/HIS;

– Inventário de estoque em tempo real;

– Visibilidade das datas de vencimento.

 

Conheça: Armários inteligentes RFID para gestão de estoques de OPME’s

 

Beira leito: garantia final da dispensação segura

 

Checagem beira leitoRastreabilidade vale ouro quando se fala em dispensação segura. Utilizando uma solução como o Pharmatrack você evita o erro da identificação incorreta do paciente e fecha o processo da dispensação com chave de ouro.

O equipamento de fácil manuseio e interface amigável, integra-se aos principais ERP’s e viabiliza a checagem a beira leito no ato da administração pela leitura de código de barras.

 

 

 

Sisnacmed soluções em saúde

Acreditamos na inovação como via para superação de problemas complexos em saúde e elevação da saúde e bem-estar dos profissionais e pacientes a novos patamares.
Em tudo que fazemos, procuramos motivar e viabilizar um trabalho mais humanizado e eficiente, gerando valor para os hospitais, funcionários, pacientes e, de forma estendida, a toda sociedade.
Nossas soluções são, por consequência, o que há de mais seguro, eficiente e adaptado para a realidade dos hospitais.

 

Enfrentando desafios na dispensação de medicamentos em farmácia hospitalar? Vamos conversar!

 

Siga a SISNACMED nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações.

Venha conversar conosco

MENU

PRODUTOS

Rolar para cima